Hoje, dia 11 de outubro de 2025, celebramos o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, e o tema proposto pela Aliança Global de Cuidados Paliativos (WHPCA) de 2025 é “Achieving the Promise: Universal Access to Palliative Care”, mostrando o papel da nossa missão: levar o cuidado paliativo a todos que precisam, no momento certo.

O Que São Cuidados Paliativos (CP)?

Cuidados Paliativos são a abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) e suas famílias que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida. Logo, o foco principal é aliviar o sofrimento em todas as suas dimensões: física, psicossocial e espiritual. Logo, nosso objetivo não será exclusivamente na cura, mas sim proporcionar uma melhor qualidade de vida.

cuidados paliativos

Como Podemos Implementar os Cuidados Paliativos em meu Serviço?

Apesar de sua importância, o Cuidados Paliativos ainda é visto por muitos profissionais como um tabu. Isso acontece por alguns motivos:

Por onde iniciar o estudo em cuidados paliativos?

A melhor maneira de combater o tabu é com conhecimento! Se você quer incorporar o CP na sua prática, comece por estas fontes:

O que fazer para proporcionar um melhor cuidado?

  1. Preste atenção na comunicação realizada: Pare de dizer “não há mais nada a fazer”. Diga: “Não podemos mais buscar a cura, mas vamos focar em fazer o melhor para o seu conforto e qualidade de vida.”
  2. Qualifique a Dor: Trate a dor e outros sintomas ativamente. Um paciente sem dor consegue se comunicar melhor e viver melhor.
  3. Trabalhe em Equipe: O CP é multiprofissional. Envolva assistentes sociais, psicólogos e religiosos. Você não precisa lidar com o sofrimento sozinho. Uma interação boa entre a equipe é fundamental.

Qual foi a sua experiência mais marcante ao lidar com Cuidados Paliativos? Participe do nosso debate como esse tipo de cuidado transformou a vida de um paciente ou a sua própria prática profissional.

conversanacopa