No Setembro Amarelo – mês de conscientização sobre saúde mental – quis trazer um filme que serve como um lembrete poderoso do porquê escolhemos ser da área da saúde.

Tempo de Despertar” ( título original: ‘Awakenings’) não é somente um filme, na verdade é uma aula de humanização e empatia baseada em uma história real que nos faz repensar a nossa própria missão como profissionais da saúde.

Sobre o Filme

A história se passa em um hospital psiquiátrico na década de 1960. O Dr. Malcolm Sayer é um neurologista extremamente dedicado que descobre um grupo de pacientes que apresenta catatonia, vítimas de uma Encefalite Letárgica, uma epidemia que realmente ocorreu entre os anos de 1917 a 1928. . Eles vivem em um estado de coma por décadas, presos dentro de seus próprios corpos, mas ainda conscientes.

Tempo de Despertar estrelado por Robin Williams e Robert De Niro

Dr. Sayer, contra todas as expectativas, decide testar um novo medicamento, o L-Dopa (hoje bastante utilizado no tratamento do Parkinson).

O resultado é espetacular e, ao mesmo tempo, devastador: com o uso do L-Dopa os pacientes “despertam”, voltando a interagir, falar e a viver após anos de ausência.

O filme nos mostra a alegria e a frustração dessa segunda chance, à medida que a condição clínica dos pacientes piora novamente.

Por Que Profissionais de Saúde Devem Assistir?

No Setembro Amarelo, “Tempo de Despertar” se torna um filme obrigatório por várias razões:


E você já assistiu “Tempo de Despertar”? Recomenda algum outro filme com relação a esse tema? Quero te ouvir em: https://cafenacopa.com.br/community/postid/8/