Uma ótima notícia para quem está na pós-graduação ou pensa em entra na área da pesquisa! Começou a valer uma nova regra do CNPq que muda muita coisa para estudantes e pesquisadores. Agora, pós-graduando pode acumular a bolsa que ganha com alguma renda extra.
A Portaria CNPq Nº 2.346/2025 permite o acúmulo da bolsa de pesquisa com outras fontes de renda, como trabalho ou outros rendimentos. Agora vai! A medida, que foi publicada em 12 de agosto, traz mais flexibilidade e um alívio financeiro para quem se dedica à ciência no Brasil, já que as bolsas não são tão atraentes.

O Que Mudou e Para Quem?
- Bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado: Os bolsistas dessas modalidades agora podem acumular a bolsa com uma atividade remunerada ou outros rendimentos. A única exigência é que a pessoa comprove a anuência do seu orientador e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação. A ideia é garantir que o trabalho não prejudique o seu projeto de pesquisa.
O Que Continua Proibido?
Atenção para as regras que permanecem:
- Não pode acumular Bolsas CNPq com Outras Bolsas: Você não pode ter uma bolsa de mestrado, doutorado ou pós-doutorado do CNPq e, ao mesmo tempo, outra bolsa de pesquisa de uma agência pública de fomento brasileira.
- Bolsas de Produtividade (PQ, PQ-Sr, DT): A regra de não acumular bolsas de produtividade com outras de agências de fomento federais ainda vale. No entanto, o Conselho pode autorizar o acúmulo em situações bem específicas.
- Bolsas no Exterior: Não é permitido acumular bolsas para estudos no exterior com outras bolsas de agências públicas brasileiras. Mas, aí vem a exceção: é permitido receber auxílios financeiros de agências estrangeiras ou internacionais, desde que isso ajude o seu projeto.
No geral: não pode acumular uma bolsa com outra bolsa.
Por Que Essa Mudança é Tão Importante?
Essa nova regra é um passo fundamental para valorizar a ciência no país. Muitos pós-graduandos e pesquisadores precisavam de uma renda extra para se manter, mas eram proibidos de ter um emprego formal, o que dificultava muito a vida financeira. Agora, o CNPq reconhece essa realidade e dá mais liberdade para que os talentos brasileiros consigam focar em suas pesquisas sem passar por dificuldades financeiras.
É uma medida que traz mais dignidade para a ciência e mais incentivo para quem sonha em contribuir com a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico do Brasil.
E aí, o que você achou? Participe do nosso debate em: https://cafenacopa.com.br/community/conversa-na-copa-saude/
- AHA atualiza diretrizes de desengasgo: o que muda nos primeiros socorros

- A importância da arquitetura no hospital. Conheça esse hospital pediátrico

- Você é viciado em redes sociais? Faça o teste!

- Viralizou: Internato é Estudo ou Exploração? A Polêmica que Divide a Medicina

- Odete não morreu: por que a sobrevivência seria impossível

- 11/10: Dia Mundial dos Cuidados Paliativos







